sexta-feira, junho 29, 2012

Pedro Barroso - Esperança

           Após semanas de afastamento do Blogger, precisamente nesta noite de 28 para 29-06-2012 em que regressei ao Blogger a fim de postar algo de novo, nos meus dois respectivos Blogues, inclusive como algo dalgum modo transcendental para mim, que por natureza ou vivência própria não sou dado a grandes exposições, na respectiva e contextual sequência senti-me na circunstancial ou providencial necessidade de me fazer acompanhar de Pedro Barroso, via Youtube.

            E para além de, entre arrepios no corpo e na Alma ao escutar as palavras e a composições do Pedro na sua própria voz, nesta mesma imediata sequência, como algo já recorrente em mim enquanto sucinta partilha também no Facebook de algo relativo a Pedro Barroso, no entanto apeteceu-me nesta presente circunstancia postar também algo um tanto mais extenso, como o presente, aqui no Blogger a este mesmo respectivo respeito. Desde logo para dizer que por exemplo me suscita um misto de pena e à vez de receio, uma respectiva sociedade que, sem prejuízo doutros e doutras, no caso concreto e por mais ou pior não dizer, em grande ou substancial medida ignora, subestima, ostraciza, passa ao lado de Pessoas e de Artes como as de Pedro Barroso.

            Pelo que sinto ou pelo menos chego a pensar que Pedro Barroso e a sua Arte são demasiados simples e à vez demasiado complicado(a)s; demasiado profundo(a)s e à vez demasiado elevado(a)s; demasiado superiores e à vez demasiado subalterno(a)s; demasiado tocantes e à vez demasiado intocáveis; demasiado óbvio(a)s e à vez demasiado enigmático(a)s _ vulgo incompreendido(a)s; demasiado isto e aquilo outro e à vez de menos o que quer que seja; ou que quiçá e tão só o Pedro não seja suficientemente jovem, suficientemente atlético, suficientemente ""belo"", suficientemente na moda e/ou a sua Arte não seja suficientemente imediatista, suficientemente simplista, suficientemente ligeira, suficientemente sensacionalista, suficientemente inconsequente como para poder(em) ter a devida projecção, o devido respectivo e o devido reconhecimento, desde logo por parte da genérica sociedade e cultura contemporâneas.

            Seja ainda que por mim não me sinto mais ou menos, nem melhor ou pior que quem mais quer que seja, por designadamente pensar, sentir e dizer tudo isto acerca de e/ou sobre Pedro Barroso e a respectiva sociedade e cultura envolvente(s) no seu todo. Simplesmente estou a expressar o que e como penso, sinto e/ou sou por mim mesmo com base e em sequência da própria sociedade em geral de que duma ou doutra forma eu mesmo sou parte integrante e/ou desta última com relação a alguém que eu admiro e que sob e sobre diversos aspectos pessoais, humanos, sociais, culturais ou por si só vitais e universais, me toca duma ou doutra referente, influente e consequente forma, como entre outros e outras, no presente caso concreto é o Excelente Pedro Barroso, desde logo na e com a sua respectiva Arte poética, musical, compositiva e interpretativa própria(s).

            Mas que sem mais delongas da minha parte e até para conferir alguma sublime substancia ao que e como eu mesmo aqui escrevo modo geral e acerca do Pedro em particular, inclusive dispensado eventualmente as minhas próprias palavras ao respeito, resta-me partilhar algo como paradigma da superior Arte do próprio Pedro Barroso, que de entre muitos possíveis e diversos exemplos de elevada beleza poética e musical deste último, em que por exemplo podendo a minha escolha ter recaído em títulos como: CompanheiraTão MulherNoite, etc., enquanto de alguém que como o Pedro canta a Mulher, o Amor e a Sensualidade com tanta beleza e sabedoria, como constatável nos títulos atrás, mas por outro lado podendo ainda a minha escolha ter recaído em títulos como: ViriatoÁgua ou O Sentido das Coisas, nestes casos a focar assuntos mais generalistas e mas não menos universais, de entre ou aquém e além destes e de muitos outros possíveis exemplos, a minha escolha recaiu em concreto no titulo (até) paradigmaticamente aplicável ao presente contexto social envolvente e global modo geral, que enquanto retirado do Youtube, é:



                                                                                                                                     VB

2 comentários:

  1. Pedro Barroso, transcende em muito a normalidade das coisas, ele eleva com subtileza as palavras e os sentidos....obriga-nos a pensar no quão difícil. é construir pensamentos! Ficará como um diamante..que é eterno!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente, inclusive com o facto do Caro Albano dizer em poucas palavras o que eu só consigo ou pelo menos tento dizer em muitas! Gratamente: VB

      Eliminar