domingo, março 15, 2015

Difícl, mas aliciante

Se eu fosse a ser verdadeira ou plenamente coerente comigo mesmo ou com a minha vida interpessoal e social do dia-a-dia real prático, por um lado teria de desistir de tudo o que são redes interpessoais e sociais virtuais como por exemplo o Facebook ou aqui o Blogger, etc., porque desde logo não termino de me integrar plena e satisfatoriamente na vida interpessoal e social real, seguramente por defeito meu, mas creio que não só! Ainda que por outro lado é precisamente aqui nas redes interpessoais e sociais virtuais que me vou reencontrando comigo mesmo, perante e para com o exterior, ainda que não necessariamente de entre mim e o exterior.

Seja que, por exemplo aqui no Blogger em concreto acabo por dizer e expor via escrita o que e como verdadeira e essencialmente penso e sinto, dependente ou independentemente de com mais ou menos correcção técnica, linguística, concepcional ou substancial da minha parte e/ou ainda com mais ou menos compreensão e aceitação por parte de quem acede ao que e como por aqui escrevo. Inclusive porque derivado dum meu longo desencontro com o meio sociocultural envolvente acabei auto desenvolvendo uma forma e um nível de raciocínio de todo mais propenso ao solitário e extensivo acto da escrita do que ao interactivo e sucinto acto da oralidade.

Pelo que há uma significativa, por não dizer mesmo profunda incoerência de entre esta minha existência virtual, versos a minha (quase) inexistência real. Ainda que também haja uma significativa ou mesmo profunda coerência nesta minha existência virtual, para com a minha e a envolvente existência real.

Mais concretamente, se a minha crescente inexistência real me trouxe dalguma circunstancial ou providencial forma a esta minha existência virtual, creio cada vez mais que esta última me está a levar de volta à existência real _ independentemente do nível a que isso de dê!? Mas em qualquer caso não só espero, como mesmo necessito e no que de mim dependeu, depende e depender será para com um nível o mais pessoal, humano, vital e universalmente positivo, construtivo, criativo, produtivo, satisfatório, condigno e/ou pleno possível!...

O que não foi, não tem sido, nem será jamais fácil; mas foi, tem sido e será indefinidamente aliciante.

                                                                                                                      VB

1 comentário:

  1. ...só para evitar mais equívocos e/ou (des)ilusões ao respeito, permita-se-me o auto comentário de dizer que a minha dificuldade de integração interpessoal e sociocultural, se até onde e como a havê-la, não tem que ver com problemas de identificação sexual, como algumas vezes se me tem dado entender e/ou alguns casos de desintegração interpessoal e sociocultural idênticos possam fazer crer. No meu caso e no que a problemas de identificação respeita, têm que ver com factos e factores muito mais profundos, amplos e complexos que a mera e unilateral identificação sexual, que no meu caso sempre esteve heterossexualmente muito bem definida, ao menos de e para mim mesmo. Ainda que a identificação ou falta de identificação sexual duma pessoa afecte a sua vida em geral; diria que no meu caso foi a minha perda de identidade geral que afectou, também, a minha vida sexual. Mas estou vivo e até onde e como de mim depender assim continuarei natural e indefinidamente!... VB

    ResponderEliminar