quinta-feira, fevereiro 04, 2016

O melhor de tudo

            No mínimo como reminiscência do Estado Novo do Prof.º Oliveira Salazar, em regra com umas pessoas ou estratos sociais, designadamente mais ricos, adultos, mais velhos, machos, etc., a estigmatizarem de forma negativa outras pessoas ou estratos sociais designadamente mais pobres, infantis/juvenis, mais novos, fêmeas, etc.. A partir de que se esta/es última/os queriam demonstrar que eram ou valiam positivamente algo mais do que à partida suposto ou na/os mesma/os socialmente assinalado tão só por existirem como tal, teriam de se esforçar particular e multiplamente para isso. O que salvo as raras excepções da/os que se conseguiam afirmar por si sós pela positiva, ainda da/os que tinham a sorte de encontrar um elemento ou estrato superior que os respeitasse, valorizasse ou pelo menos protege-se paternalmente, incluindo no extremo oposto a/os que se perdiam mesmo pela negativa, de resto e regra geral a melhor demonstração de positividade ou pró positividade que os elementos dos estratos inferiores e enquanto tal negativos podiam demonstrar era submetendo-se, subjugando-se, tornando-se subservientes das pessoas ou dos estratos sociais "superiores"/estigmatizadora/es. Ah! Claro que se chegados aqui haverá quem diga com relação a mim e ao que aqui escrevo: _ mas este tipo ficou parado no tempo?! Ao que eu só posso corresponder que talvez nem tanto nem de todo assim ou pelo menos se a ser assim não terei sido só eu que fiquei parado no tempo, além de que eu procuro evoluir positivamente precisamente a partir das minhas bases, enquanto parece haver muito quem das duas uma: ou ficou inamovível e saudosamente agarrado ás bases ou então fez algum tipo de fuga para frente com todas as consequências inerentes, como por exemplo ter ficado sem princípios. Cujo exemplo que se segue, com relação aos que ficaram mesmo referente e até vivencialmente presos no tempo e por isso eu senti necessidade de voltar ao passado, pois que mesmo que já muito significativo tempo após a era do Estado Novo, mas dalgum modo ainda como reminiscência desta/e última/o, inclusive porque tendo por base alguns mais velhos que derivam ainda directamente desse tempo, é no caso concreto o exemplo dum contemporâneo jovem que se afirmou positivamente por si só, apesar de e/ou até pelas estigmatizações negativas logo à partida tão só por ser jovem e musico de géneros musicais que alguns mais velhos _ uma espécie de “velhos do Restelo” _ não apreciam, como o Rock.  

            O melhor de tudo

            Enquanto integrados num grupo musical de puro Rock, daqueles pouco conhecidos e que tocam em pequenos concertos, mas integrando excelentes executantes, conheci há algum tempo atrás um conjunto de excelentes músicos que estudaram nas melhores academias e/ou com os melhores professores musicais, inclusive individualmente tocam com as populares vedetas Pop nacionais como Toy, Mickael Carreira, etc., que no caso da vocalista não tendo esta destacada carreira a solo no entanto faz coros para uma série de gente famosa, mas que no caso tocavam num conjunto próprio num bar-concerto. E como no final do seu “pequeno” concerto Rock enquanto para um público restrito, mas um “enorme” concerto enquanto na qualidade e entrega dos músicos, após mais de duas a horas a tocar duma forma e num ritmo alucinantes eu pessoalmente não resisti a dirigir-me numa primeira instância ao baterista que deu um autêntico Show técnico e de entrega, desde logo perguntando-lhe eu: _ “como é que é possível tocar dessa forma e a esse nível de intensidade durante quase três horas?” ao que ele me correspondeu com um sorriso e um encolher de ombros, mas queixando-se dos braços: _ “eu sei lá!?”. A partir de que gerou-se uma certa dinâmica natural de entre mim e aquele conjunto de músicos, que à partida eu não poderia imaginar, mas que no final levou a que eu tenha ficado cerca de uma hora à conversa especialmente com o guitarrista. Pois que mesmo não estando eu em absoluto ligado ao mundo da música no entanto enquanto apaixonado musical e dalguns géneros musicais absolutamente menos populares como o Jazz e mas que em si mesmos integram alguns dos literalmente melhores executantes (músicos) nacionais que depois sim e enquanto tal tocam com as vedetas mais Pop nacionais e não raro integrando trios, quartetos, quintetos, etc., de Jazz nacionais e em alguns casos inclusive internacionais. Pelo que de entre os diversos assuntos abordados acabamos por coincidir, no meu conhecimento e admiração por músicos consagrados que em algum caso foram até professores daqueles jovens músicos que ali tocavam naquela noite naquele bar-concerto. 

            Mas enquanto minha conversa que acabou fluindo mais com o guitarrista daquele banda Rock, a determinada altura a conversa derivou para a relação entre o público e os diversos géneros musicais. Acabando então o guitarrista em causa por me contar um pouco da sua história pessoal própria no mundo da musica, que no topo da mesma e até ao momento estava e continua a estar o facto do mesmo tocar com uma das maiores e mais ascendentes vedetas Pop nacionais, com projecção internacional _ que eu não vou identificar em concreto, para não identificar o respectivo musico com quem conversei ao respeito, até porque à altura não pensava escrever ao respeito e como tal não pedi licença ao musico em causa para o identificar, no e para com o contexto em que e como agora aqui escrevo. Mas o que para aqui importa é que o músico em causa quer prévia quer paralelamente a tocar com uma afamada vedeta Pop, já fazia e como naquela mesma noite continuou a fazer uma carreira musical discreta, como seja fora do nível da grande projecção pública. Seja ainda que antes de ser reconhecido como membro efectivamente integrante do staff musical duma das maiores e mais emergentes vedetas Pop nacionais, lá pelo seu bairro de origem era considerado como mais um (pré) drogado ou delinquente só por ser músico, em especial de Rock. Como seja que quase toda a gente o olhava de lado, havendo quem lhe voltasse costas, alguns com comentários do tipo: _ “esta malta jovem que anda com uma guitarra às costas querem é droga e não fazer nada na vida!”. Salvo que quis o seu gosto, o seu talento, a sua persistência musical que um dia este músico em concreto viesse, como de resto continua a tocar com uma das maiores e mais emergentemente afamadas vedetas Pop nacionais; a partir do que no seu mesmo respectivo bairro de origem, exceptuando os seus amigos pessoais de sempre, de resto passou então a ser genericamente tratado pelo nome próprio, a receber sorrisos e palmadinhas nas costas quer dos mais quer dos menos conhecidos, com correspondentes elogios à sua Arte.

            Conclusão minha de que genérica e tristemente mesquinha sociedade esta que se pudesse e por si mesma mantinha todos ao rés-do-chão, ao nível a que nasceram e/ou balizados por preceitos e preconceitos pseudo moralista, em que salvo paternalista patrocínio dalguém ou dalguma entidade socialmente “superior” que pode-se para sempre dizer com relação a alguém ou a alguma entidade “inferior”: _ se não fosse eu jamais serias algo na vida. De resto e se quando e pela inversa alguém se destaca positiva e/ou publicamente por seu mérito próprio, desde logo aquém e além dos genéricos tentáculos sociais que vêm de longe, então a própria sociedade passa ou a roer-se de inveja ou então a ir genericamente toda babosa correndo atrás, mesmo que imediatamente antes e sem fundamento falasse raios e coriscos dos que logo depois passa a invejar ou a idolatrar. E agora por defeito de princípio da minha escrita, dado que comecei a escrever e escrevo essencialmente a meu próprio respeito, não posso evitar incluir-me a mim, para em directa sequência do imediatamente anterior dizer que: _ salvo claro casos como o meu, que mesmo que alguma improvável vez me destacasse positiva e/ou publicamente, tão só por e/ou tanto pior se por escrever textos como o presente já creio que não poderia ter grandes e/ou sensacionalista massas correndo atrás; mas também para ter mesquinha/os e no limite cínica/os, hipócritas, invejosa/os ou baboso/as correndo atrás, mais vale mesmo ter um meramente restrito e mas genuíno grupo de amigos e/ou pelo menos de maior ou menor quantidade de seguidores, mas que em qualquer dos casos se regem mais pela essência humana, vital e universal do que por sensacionalismo populista, por famas mediáticas e/ou ainda por teres e haveres materialistas e afins.

            Que como disse alguém: _ se o George Clooney fosse o gasolineiro ninguém lhe dava importância(!) e/ou como diz o ditado popular e dizia recorrentemente alguém cá da minha terra: _ mais vale só do que mal acompanhado!. Ao que eu pessoalmente acrescento a variação de que: _ mais vale ser uma boa influência para o exterior ou ter uma boa influência no exterior mesmo que a partir da nossa absoluta ou interactiva solidão própria, do que estar permanentemente acompanhado por más ou pelo menos por mesquinhas, preconceituosas e pseudo superiores influências sociais. Ainda que claro o melhor de tudo será mesmo estar directa e interactiva ou indirecta e influentemente rodeado de gente genuína, positivamente genuína. E felizmente que apesar de tudo há sempre gente verdadeira e positivamente genuína, independentemente de com mais ou menos e toda ou nenhuma afamada projecção pública, social, cultural, económica, financeira, política, popular, artística, mediática e/ou por si só existencial.

                                                                                              VB          

Sem comentários:

Enviar um comentário