quinta-feira, julho 21, 2016

E viva a "multifacetada excelência"!!!

Talvez eu venha a escrever algo mais profundo a respeito deste senhor Dr.º Durão Barroso (DB), em sequência da minha perspectiva acerca do mesmo, isso sim tendo por base a sua própria carreira política e profissional, incluída a sua personalidade. Mas por agora e aqui para o Blogger vou-me limitar ao seguinte:
_ Primeiro e para mim não estão, nem estarão jamais em causa as competências técnicas do sr. Dr. DB, onde as mesmas existam de facto, que desde logo e no mínimo revelem-no como um poliglota. Ainda que competências técnicas não tenham necessariamente que coincidir com qualidade éticas, morais e/ou humanas modo geral, aquém e além dessas mesmas qualidades técnicas!
_ Segundo e nessa mesma base, mas dado o percurso prático do sr.º Dr.º DB, a meu ver este tem-se revelado acima de tudo e sucessivamente um vaidoso, a roçar a futilidade e em alguns aspectos até o ridículo. Desde logo ao auto submeter-se à unilateral, falaciosa e obsessiva decisão do sr.º Bush em associação a Blair e a Aznar para invadir o Iraque. De resto de onde em significativa medida creio que derivou o convite dos grandes lideres Europeus para que o mesmo fosse liderar a respectiva Comissão Europeia, coincidindo precisamente com a fase em que o designado e poderoso eixo Franco-Alemão e/ou Centro e Norte Europeu ganhou protagonismo dentro da dita Europa Unida, ainda que não raro e diria mesmo crescentemente pró Europa Desunida _ inclusive os resultados estão corrente e continuamente bem patentes, basta estar minimamente atentos. Além de que alguns dos Estados Europeus mais poderosos, como por exemplo a França que convidaram/elegeram o Dr.º DB para liderar a Comissão Europeia, sabem eles e suspeito eu o porquê, estão ironicamente agora a provar do próprio veneno, designadamente já não lhes agradando que pela mesma equivalente premissa que os levou a eleger DB para a Comissão Europeia, seja agora um Banco privado não necessariamente coincidente com os interesses Europeus a colocar DB aos seus próprios serviços _ do mal o menos que, "como sempre", o Dr.º DB na sua "reconhecida" e parece que crescentemente "multifacetada excelência" vai defender ao mesmo tempo os interesses Nacionais portugueses, Europeus unitários e Privados globais do próprio banco Goldman Sachs _ e viva a "competência" técnica, política, privada e nem sei o que mais dizer!!!!
_ Terceiro, até em directa sequência do imediatamente anterior, não só por toda a polémica envolvida, mas também por todos os indícios inerentes, mais uma vez, com o Dr.º DB a ser convidado, agora para o sector privado, concretamente para um dos maiores bancos globais: Goldman Sachs. E mas dadas as circunstancias inerente a todo o processo financeiro global, com respectiva grave crise económica-financeira global, tendo o próprio Goldman Sachs como um dos maiores e no caso responsavelmente perversos protagonistas; também mais uma vez diria e digo eu que o Dr.º DB está a ser convidado para servir interesses que, como sempre no seu caso, pouco ou absolutamente nada têm que ver com o interesse colectivo nacional, europeu e muito menos global. Isto porque precisamente uma ou mesmo a principal característica do Dr. DB é a meu ver uma vaidade tão fútil, mesquinha e a roçar o ridículo que em nome de sustentar esta última o sr. Dr.º DB submete-se a tudo o que sejam grandes interesses, ainda que grandes interesses corporativistas e elitistas mas não colectivistas e comuns, por si só Universalistas _ que não necessariamente comunistas, para que não haja confusões.
_ Quarto, pelo que se como portugueses pode haver alguma tentação de ficarmos colectivamente orgulhosos ou por si só vaidosos com estas nomeações do português Dr.º DB para altos cargos públicos ou privados internacionais, a meu pessoal ver há tantas ou mais razões de preocupação e só espero que mais tarde ou mais cedo não vir a ser motivo de destacada vergonha, não só para o próprio, como respectivamente para todos os que nacionalmente nos orgulhemos e/ou envaideçamos com as "Altas" nomeações internacionais do Dr.º DB!!!
_ Quinto e último, mas tudo isto sou eu que o digo/escrevo, enquanto eu nos antípodas técnicos, públicos, privados e/ou outros face ao nacional e internacionalmente destacado Dr. DB. Que talvez por isto e como é relativamente comum em Portugal, haja quem eventualmente me veja como invejoso face ao "sucesso" publico e privado do Dr.º DB, relativamente ao que só posso dizer que cada qual é livre de pensar e se acaso tal como também eu aqui faço, respectivamente também cada qual dizer ou escrever o que responsável e consequentemente assim lhe for dado fazer. Mas no caso e relativamente a inveja no que a mim pessoalmente respeita posso ainda adiantar que é mais certo eu ter, positiva(*), inveja do humilde trolha que até tem uma vida ética, substancial e genericamente condigna, do que ter inveja de personagens, acima de tudo vaidosas, como o Dr.º DB em concreto. Tudo sem natural prejuízo do/as verdadeira e morbidamente invejoso/as, como por exemplo o/as que só sabem falar do que o/a outro/a ganha material/monetariamente. O que a mim à partida não me interessa absolutamente nada. Pois que no que toca a ganhar monetária/materialmente, a mim importa-me sim onde, como e porque se ganha, não quanto se ganha, até porque levando esta perspectiva para o limite, por exemplo ...um só cêntimo de € auferido por um traficante, corrupto, etc., está absolutamente a mais; já um... milhão de € auferido por quem beneficia o bem comum, por si só o bem Universal nunca estará demais.
(*) ...no sentido do mesmo me servir de positiva referência e não de eu pretender ser igual ou melhor que o respectivo, muito menos ainda se desejando-lhe qualquer mal, que mesmo pelo contrário. De resto, até por mim mesmo e pelo respectivo bem colectivo, ao desejar o Bem do próximo, no sentido mais Vital e Universal do termo, desejo-o até a personagens com quem não simpatizo em absoluto, como é o caso do Dr.º Durão Barroso.
VB

          ------------------------------"-----------------"----------------------------------

O seguinte é o texto por mim copiado de: 
 

Durão Barroso é o novo chairman da Goldman Sachs


O nome do ex-presidente da Comissão Europeia já terá sido aprovados pelos vários reguladores financeiros britânicos.
A Goldman Sachs International (GSI) anunciou hoje a nomeação de José Manuel Durão Barroso para seu presidente não executivo e consultor do banco de investimento.
“A sua perspectiva, capacidade de avaliação e aconselhamento irão acrescentar muito valor ao Conselho de Administração da Goldman Sachs International, à Goldman Sachs, aos seus accionistas e trabalhadores”, refere a instituição com sede em Nova Iorque, em comunicado.
Durão Barroso foi presidente da Comissão Europeia de 2004 a 2014 e primeiro-ministro de Portugal de 2002 a 2004.
Foi eleito pela primeira vez para o parlamento português em 1985, ocupando em sucessivos governos os cargos de secretário de Estado da Administração Interna, secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, e ministro dos Negócios Estrangeiros.
Em 1999, foi eleito presidente do Partido Social Democrata e tornou-se líder da oposição.
Antes de iniciar a sua vida política, Durão Barroso assumiu várias posições académicas, entre as quais como professor convidado da Georgetown University.
Mais recentemente, sinaliza a nota, foi professor convidado de Política Económica Internacional na Universidade de Princeton.
É atualmente também professor convidado na Universidade Católica, em Lisboa, na Universidade de Genebra, e no Instituto de Altos Estudos Internacionais e do Desenvolvimento na mesma cidade.
José Manuel Durão Barroso foi reconhecido com vários graus honorários e recebeu mais de 60 condecorações, prémios e distinções, incluindo a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e o Grande Colar da Ordem do Infante Dom Henrique.

Sem comentários:

Enviar um comentário