quinta-feira, junho 27, 2013

Parcial e lamentável entendimento

           Sendo o presente Parcial e lamentável entendimento, o ultimo duma sequência de três textos postados só no dia de hoje (27-06-2013), não quero deixar de fazer referência a tal facto, nomeada e referencialmente acrescentando os títulos dos restantes dois, como sejam: Capacidades e limitações, mais Co-adopção infantil por casais homossexuais.

           Mas que passando ao presente, diria que:

           Penso ter passado a entender, ao menos parcial e circunstancialmente como é que entram petardos e/ou outros objectos estranhos e ilegais nos estádios de futebol!?

            Mas antes de continuar devo dizer que em parte e por diversos motivos a minha paixão pelo futebol arrefeceu até quase à congelação e depois porque fui literalmente contra a desmedida e irracional construção de dez estádios de futebol novos, em grande e substancial medida desproporcionais quer quantitativa, quer dimensionalmente, para o dito Campeonato Europeu de Selecções de Futebol 2004, realizado aqui em Portugal, me fez prometer de e para mim mesmo que não entraria voluntariamente por mim mesmo em qualquer dos estádios em causa, inclusive e desde logo para assistir a futebol; ainda que e/ou até porque ao ter sobrinhos que eu adoro e que tal como eu com a sua respectiva e correspondente idade juvenil também eu adorava futebol, logo sob influência dos ou pelo menos do mais velho desses meus sobrinhos e enquanto tal com inclusive o maior dos confessos prazeres, já por duas vezes que quebro a minha auto promessa própria, de no caso não entrar em nenhum dos novos estádios de futebol.

            A partir de que agora sim, passemos ao que me trouxe a este presente texto que foi e é o facto de que a última vez que quebrei a auto promessa atrás referida foi no passado dia sete (07) do corrente Junho (06) de dois mil e treze (2013), para no caso concreto assistir ao jogo da selecção nacional de futebol portuguesa, com a sua congénere russa, em jogo oficial a contar para a fase de apuramento para o próximo campeonato do mundo a realizar no Brasil _ Brasil onde inclusive, curiosa e dalgum modo lamentavelmente estão presentemente a ocorrer manifestações sobre manifestações populares, desde logo tendo por base a desproporcionalidade entre os também diversos estádios de futebol e/ou de genéricas infra-estruturas desportivas físicas construídas naquele país (irmão), para no caso e além do campeonato mundial de selecções de futebol, também com a correspondente finalidade de ali se realizarem os próximos Jogos Olímpicos, tudo versos a significativa miséria de parte do povo local e/ou o próprio aumento do custo de vida e em concreto dos transportes públicos naquele mesmo país, no caso _ digo eu _ como se a multimilionário industria do futebol muito em concreto estivesse acima de (quase) tudo e todos o(s) restante(s).

            Que saltando este último aparte relativo à actual situação no Brasil associada, também, à desproporcional construção de infra-estruturas futebolísticas ou desportivas em geral, versos as parcialmente miseráveis e globalmente injustas condições de vida de muito significativa parte de todo povo, e voltando à essência do que me está a trazer ao presente texto, devo então dizer que precisamente no último jogo, por assim dizer pacifico ou de “”baixo risco””  a nível de publico, entre as correspondentes selecções nacionais de futebol de Portugal e da Rússia, creio ao menos parcialmente ter passado a entender porque e como entram objectos estranhos ou ilegais nos estádios de futebol, apesar de e/ou até por todas as medidas de segurança entretanto tomadas ou seja:

            Ainda que em transportes diversos e em viagens separadas, tendo eu e o meu sobrinho mais velho percorrido ambos cerca de trezentos quilómetros cada um para poder ir assistir ao último jogo oficial da selecção, no próprio dia do correspondente jogo, ainda que entretanto com a finalidade de ficar-mos ambos todo o subsequente final-de-semana pela capital nacional onde o jogo ocorreu, pelo que no caso transportávamos coincidentemente ambos mochilas de ombro, que naturalmente e até por motivos de segurança dos bens pessoais _ alguma roupa, documentos, etc., _ transportados no interior das mesmas acabamos por levar connosco para o estádio.

            E eis que chegada a hora de passarmos as barreiras de segurança, efectivadas por uma empresa de segurança privada (Prosegur), com por assim dizer a supervisão ou suprema retaguarda da PSP (Policia de Segurança Publica), no entanto e como já referido atrás, até pelo e à parida pacifico e/ou de “”baixo risco”” carácter ao nível do publico inerente jogo em causa, na respectiva primeira barreira de segurança, as autoridades de segurança no local, no caso concreto sob directa e operacional acção da empresa de segurança privada, limitaram-se a confirmar o bilhete de entrada, sem sequer se importarem com as mochilas ou qualquer outro bem por nós transportados.

            Mas mais à frente e dado que já no interior do recinto do parque desportivo local, há a possibilidade de sair da barreira de segurança a fim de visitar um espaço comercial de electrónica contíguo, o que eu e o meu sobrinho acabamos por fazer, naturalmente voltando depois a ter de passar de novo a barreira de segurança.

            Tendo sido precisamente na nossa nova subsequente (re)passagem pela barreira de segurança, num outro ponto diverso ao de onde originalmente havíamos entrado, que no caso concreto o elemento da empresa de segurança privada que desta segunda vez nos calhou em sorte ou em azar, já mesmo após me ter deixado entrar a mim, confirmando apenas o bilhete de entrada no recinto desportivo, se lembrou de me perguntar o que é que eu transportava na mochila, mandando-me abrir a mesma, o que naturalmente fiz sem qualquer resistência, enquanto inclusive eu ia comentando o que transportava no seu interior, mas seja que mal abri a mochila e sem quase olhar para o seu interior, o dito elemento de segurança deixou de me dar atenção para passar a dar atenção ao meu sobrinho que me seguia; sendo que o meu sobrinho, para além da sua própria mochila, transportava ainda na mão um pequeno saco de papel, tipo dos que se disponibilizam em perfumarias, lojas de bijutaria e afins, no caso concreto transportando no interior de dito pequeno saco de papel duas sandes e dois sumos de fruta, estes últimos em pequenos pacotes tetra pack. E precisamente aqui, comigo naturalmente a assistir de perto, até porque espera pelo meu sobrinho, o dito elemento de segurança privada disse ao meu sobrinho que não podia entrar com os pacotes de sumo no recinto desportivo, ao que então eu correspondi nós não somos violentos e o respectivo elemento de segurança voltando-se para mim sem no entanto me chegar a olhar de frente e num semi encolher de ombros se limitou a dizer com um certo e arrogante tom de desprezo eu sei lá e dando de novo atenção ao meu sobrinho limitou-se a obrigar o rapaz a deitar os pacotes de sumo no cesto do lixo, no caso concreto sem sequer dar a mais ínfima importância à mochila que o meu próprio sobrinho transportava.

            Por mim senti um imediato misto de necessidade de reclamar formalmente de tudo aquilo e à vez de me resignar ao mesmo, em parte porque a reclamar teria de o fazer a quente, sem saber muito objectivamente bem como e a quem o fazer, além de que no caso concreto, imagino que fazer uma reclamação formal num caso daqueles e no local, imagino que à própria e suprema supervisão da PSP, salvo se por parte de alguém que conheça muito bem os trâmites que não é o meu caso, de resto e/ou ainda que com dito conhecimento, creio que envolveria uma série de correspondentes trâmites legais e outros de ordem burocrática, que eventual ou quase seguramente obstariam a que eu e o meu sobrinho em concreto assistíssemos a pelo menos parte do jogo, para o qual adquirimos correspondente bilhete. Pelo que tal como em circunstancias idênticas e/ou a quente, por mim pessoalmente e salvo motivo de força maior preferi resignar-me e seguir em frente, ainda que à posterior tenha de descomprimir, como no presente caso concreto.

            Para em conclusão dizer que um, por e para mim dito de energúmeno elemento de segurança privada, até dada a sua e no caso aparentemente significativa incompetência profissional, com ar arrogante e prepotente, obrigou um jovem (meu sobrinho) acompanhado por um adulto (eu próprio) a deitar dois pequenos pacotes de sumo de fruta para o lixo, sem sequer se dignar a saber o que verdadeira ou absolutamente transportava-mos nas correspondentes mochilas pessoais onde por si só cabiam diversos pacotes de sumos, inclusive e em termos de segurança ditas mochilas onde até ainda caberia um tijolo, qualquer verdadeiramente perigoso objecto arremessável _ se acaso a própria máquina fotográfica _, no limite até possíveis armas de diversos portes e essência, desde logo cabiam diversos e ilegais petardos, frequente e reiteradamente utilizados nos estádios de futebol, em especial ao nível de jogos entre clubes. 

            Seja ainda que pode até ser ilegal e em temos de segurança compreensiva e preventivamente proibido, no caso concreto transportar pacotes de sumo de fruta e similares para o interior dos recintos desportivos; mas no também correspondente caso concreto parece que isso só é proibido se for directa e imediatamente visível, porque se for dissimulado no interior duma mochila opaca, até não importa muito ou mesmo nada _ ainda que se se levar os pacotes dissimulados no interior da mochila e a mesma acabar por ser devidamente revistada, as correspondentes autoridades de segurança até possam dizer ou pensar: afinal estes tipos vêm com má intenção, na medida em que trazem artigos proibidos dissimulados no interior duma mochila!!!

             Enfim a situação fala por si só e por todos e cada um de nós directa e/ou indirectamente intervenientes na mesma, inclusive e até enquanto de boa fé ou em sequência da minha já relativamente longa ausência de recintos de futebol auto assumindo a minha inerentemente confessa ignorância acerca do que até então se podia e/ou pode ou não transportar para o interior dos recintos desportivos, a partir de que cada qual que aceda a este meu relato que retire as suas devidas e correspondentes conclusões!...


                                                                                              VB

Sem comentários:

Enviar um comentário