sábado, janeiro 17, 2015

Reflexão introspectiva/circunspectiva

Bem! Eu tenho por aqui defendido que a caricatura e/ou a sátira humorística nos levam ou pelo menos devem levar a reflectir introspectiva/circunspectivamente, desde logo a acerca das nossas por si sós caricaturizáveis e/ou satirizáveis asneiras e barbáries humanas.

Mas parece que tenho de dar a mão à palmatória, porque não é uma ou até diversas publicações que efectuam caricatura e sátira humorística, que incluindo-me a mim mesmo, a esmagadora maioria da população em regra não lemos ou em muitos casos nem sequer sabemos ou queremos saber que existem. Pelo que no caso, não defendendo eu em absoluto o terrorismo, bem mesmo pelo contrário, no entanto na anterior base tenho de concordar que faz mais não só pela caricatura e pela sátira humorística, como também e acima de tudo pela reflexão ou pelo menos pela pró reflexão introspectiva/circunspectiva um só atentado terrorista do que toda e qualquer publicação de caricatura e/ou de sátira humorística. E não estou em absoluto a ironizar, estou a constatar um facto, que os meios de comunicação social em associação aqui às redes sociais afirmam e reafirmam na prática uma e outra vez.

Pelo que não dizendo em absoluto que viva o terrorismo, bem mesmo e reiteradamente pelo contrário, nem sequer que viva a própria caricatura e/ou sátira humorística, acima de tudo digo: Viva a reflexão introspectiva/circunspectiva, que eu mesmo já faço ou procuro fazer desde há muito, aquém e além de terrorismo e/ou de caricatura e sátira humorística.

                                                                                                                        VB

1 comentário:

  1. Eventualmente não me fiz entender como devido ao dizer que: _ "...faz mais não só pela caricatura e pela sátira humorística, como também e acima de tudo pela reflexão ou pelo menos pela pró reflexão introspectiva/circunspectiva um só atentado terrorista do que toda e qualquer publicação de caricatura e/ou de sátira humorística"(!?) _ sendo que com isso o que eu quis dizer foi que o atentado terrorista à publicação satírica/humorística Charlie Hebdo, fez ironicamente mais por essa publicação do que ela própria e levando em conta que esta última tem por base e por finalidade levar à reflexão introspectiva/circunspectiva das misérias e das barbáries humanas, logo dito ataque terrorista fez também mais por esta última reflexão do que a vida normal e corrente fazem. Seja que precisamente por eu não defender o terrorismo, desde logo subjacente aos atentados de Paris, tenho de lamentar profundamente que seja necessário um acto ou até uma pró cultura terrorista para levar a humanidade a refletir um pouco mais profundamente do que regra geral faz ou devia fazer; se é que de facto levou a essa maior reflexão, tendo por base o exponencial aumento no numero de vendas da publicação Charlie Hebdo, ao menos numa primeira instância após o atentado terrorista contra esta última!... Fiz-me entender?!

    ResponderEliminar