quarta-feira, agosto 12, 2015

Complementaridade: Blogger/Facebook

Porque por natureza humana não deixa de haver um genérico e curioso interesse de cada qual pela vida alheia _ ainda que no meu pessoal caso concreto me diga muito sentida, convicta e consequentemente de mim para mim mesmo que: quanto menos eu souber da vida alheia melhor para mim, até porque, como constatável, já tenho muito com o que me preocupar no que a mim mesmo respeita; a partir de que, como creio também constatável, só me interessa a vida alheia na medida em que a mesma interfira natural e consequentemente com a minha própria vida e/ou vice-versa de mim para com o próximo, seja ainda que só me interessa a vida alheia na medida em que eu possa ser útil à mesma e/ou a mesma me possa ser útil a mim, em qualquer dos casos com correspondente utilidade Universal. De entre o que no caso concreto da minha própria vida que tem muito pouco interesse prático e objectivo, ainda que até por isso tenha equitativo interesse interpretativo e subjectivo, de que de resto e conjunturalmente resulta esta minha pró vital, sanitária ou subsistente necessidade de escrever, em que eu estou e me dou (quase) plenamente. Sequência de que me chega a ser algo irónico, curioso e/ou até mesmo paradoxalmente prazeroso saber que, salvo uma ou outra pessoa ou instituição que em regra desconheço em objectivo, tal como me ditam as estatísticas do Blogger, de resto (quase) absolutamente ninguém lerá o que e como aqui escrevo enquanto com base em mim, ainda que de entre mim e o exterior e/ou de mim perante e para com o exterior!

A partir de que às minhas amizades do FB muito em concreto digo que salvo quem tenha natural tempo e espaço para tal e/ou que até faça desta existência virtual um legítimo modo de vida, de resto e tal como a generalidade de todos e cada um de vós, também eu só aqui venho ou por aqui me mantenho quando tenho tempo, espaço e/ou disponibilidade interior para tal _ enquanto não tendo eu nisto das redes sociais um meu legitimo ou absoluto modo de vida. Seja que tal como todos ou a maioria de vós, também eu tenho natural necessidade de recorrentes vezes me afastar daqui e/ou pelo menos necessidades maiores do que estar ou manter-me assiduamente por aqui. O que sinto necessidade de referir com base nas amizades que me sejam mais interactivas no FB e enquanto tal às quais eu não consiga sempre e/ou de todo corresponder na medida em que, como em algum caso costuma suceder, me solicita/m ou espera/m mais interactiva e assiduamente de mim. Mas até pelo anterior digo ainda também que o principal motivo para a minha recorrente indisponibilidade de e para me manter por aqui (mais) interactiva e assiduamente é em si mesmo um motivo contraditório com o facto de eu ter originalmente aderido a esta existencial dimensão virtual e de por aqui me ir mantendo duma ou doutra mínima, intermitente e pró positiva forma, que foi e é esta minha espontânea necessidade de escrever e de a partir de determinado momento ter passado a necessitar partilhar, ao menos, parte do que e como vou escrevendo com o exterior. É que se originalmente comecei acto espontâneo a necessitar escrever de e para mim mesmo, para no limite tão só necessitar sobreviver, enquanto tal pouco ou nada importando a forma técnica ou concepcional em que e como escrevia, desde que exterioriza-se o que na essência natural e espontaneamente necessitava; mas já quando tão natural e espontaneamente quanto necessitei começar a escrever, comecei também posteriormente a necessitar expor, pró eventual plenitude vital, o que e como escrevo ao exterior, o que por respectiva inerência me levou a necessitar ter alguns significativos e por assim dizer pró comunicativos cuidados com o que e como escrevo, sob risco de não estar a comunicar da mais devida forma técnica, concepcional ou substancial o que e como verdadeira, (pró) positiva e vitalmente necessito; e por respectiva inerência tão pouco estar a ser devida, objectiva e/ou plenamente entendido por quem tenha eventual acesso publico, amigável ou meramente pessoal ao que e como escrevo, como na presente circunstancia em que escrevo especificamente inspirado nas e para com as minhas amizades no FB e de entre estas às que me são mais interactivas em concreto. Só que de entre a minha necessidade de comunicar algo na sua mais profunda, verdadeira e natural essência vital/universal, versos as minhas deficiências técnicas, concepcionais e/ou outras como racionais, intelectuais e culturais para expressar modo geral e via escrita em particular o que e como devida e substancialmente necessito, acaba exigindo-me um auto gestinável e exigente esforço de revisão, correcção e/ou complementação editorial do que e como vou escrevendo, que a espaços e/ou a prazo me esgota e por inerência me exige por si só afastar-me desta genérica ou amigável existência interpessoal e social virtual, de e para com o que no meu pessoal caso concreto a escrita é algo absolutamente fundamental, se assim posso dizer é mesmo o grande princípio, meio e fim subjacente a esta minha existência virtual geral e no FB em particular. Só por se ter uma ideia do que falo, por exemplo quando ando a trabalhar da perspectiva laboral/profissional, com horários rígidos e ordens superiores a cumprir, com correspondente carência de espaço e de tempo para executar tudo o que até por inerência do dia-a-dia necessito escrever, acabo muitas vezes por passar noites parcial ou absolutamente em branco _ vulgo sem dormir _ entre dois exigentes dias de actividade laboral/profissional, para poder executar o que não posso ou não quero deixar de escrever, ao que se depois ainda se adicionar a minha subsequente necessidade de auto revisão, correcção e complementação do que e como vou escrevendo, imagine-se! Mas também ainda nesta mesma base e sequência, só que duma perspectiva laboral/profissional passiva, em que como no presente momento acabo por estar desempregado, designadamente sem trabalho profissional remunerado, em que respectivamente acabo por ter mais espaço e tempo para esta minha necessidade de escrever, ainda que nem sempre tenha a disponibilidade interior, até porque não ter trabalho remunerado cria maior instabilidade existencial, que por vezes e ao menos em certos aspectos tem ou deve de ser (auto) gerida mais silenciosa ou introspectivamente do que comunicativa e extrovertidamente, ainda que e/ou até porque a prazo o silêncio e a introversão redundem em maior necessidade comunicativa e extroversiva, designadamente esta última e no meu caso pessoal concreto, acima de tudo por via escrita; só que e tanto mais se tendo espaço e tempo para tal, quanto mais escrevo, em especial se for com objectivo de o disponibilizar ao exterior, como no presente caso, mais respectiva necessidade tenho de auto rever, corrigir e/ou complementar editorialmente o que e como vou escrevendo e assim sucessivamente. O que para alguém como eu que nem sequer cumpriu o ensino escolar básico obrigatório e que até por isso, mas não só, tenho muitas limitações ou mesmo deficiências expressivas/comunicativas em geral e de escrita em particular, por respectivas vezes chegando a ser-me uma extenuante "odisseia" dar objectiva e tanto mais se satisfatoriamente por concluído um texto com princípio, meio e fim.
Sequência de que até pró descompressivamente procuro complementar com alguma existencial participação fotográfica própria esta minha existência virtual, mas em que com alguma pena minha, no entanto esta última participação fotográfica, enquanto da minha respectiva parte não chega para se sustentar em e por si só, nem nesta e para esta minha existência virtual, com original e essencial base na escrita(*). 
A partir de que meus anónimos leitores no Blogger e/ou expresso/as amigo/as no FB em concreto, não podendo nem conseguindo eu estar por aqui tão continua ou assiduamente quanto pelo menos algum/as de vós meus expresso/as amigo/as fecebookiano/as em especial exige/m, solicita/m ou espera/m de mim, só vos posso garantir que como no presente caso, quando estou, acabo estando tão plena e integralmente quanto possível, dando tudo o respectivo melhor possível de mim mesmo em cada momento, em cada palavra e diria mesmo que em cada sílaba que escrevo, como espero constatável no e pelo presente.
De qualquer modo e acima de tudo está o meu muito obrigado a toda/os a/os assíduo/as leitora/es no Blogger e mas acima de tudo à lealdade dos amiga/os do FB em concreto, enquanto amizade esta última em especial que espero não trair, ao menos total e absolutamente, mesmo que e/ou até porque eu só aqui venha pontual, circunstancial, residual e/ou intermitentemente, como no presente caso em que senti superior necessidade de a partir do Blogger partilhar publicamente no FB mais um texto de minha responsável e consequente autoria própria, sob titulo: LOUCURA INCENDIÁRIA, com minha subsequente necessidade de acrescentar amigavelmente o presente(**) pró FB!
VB
(*) Já agora devo adiantar que em substancial medida escrevo em sequência dos mais diversos preconceitos humanos, como por exemplo de base religiosa/civilizacional, política/ideológica, sociocultural ou segundo o conveniente interesse individual ou corporativo de cada qual, com todas as suas consequências práticas, no caso concreto enquanto perante mim e para comigo mesmo, que tanto pior se por sempre e quando me deixei envolver e/ou confundir nesses mesmos preconceitos e sua respectiva teia de causas, efeitos e consequências prática/os, de que por destacado e pior exemplo fazem parte a inveja e o ressentimento. Mas a partir de que ao dar-me ou expor-me publicamente como aqui o faço, enquanto sequência dum longo, duro e complexo processo de pró positiva e universal auto gestão vital/existencial própria, salvo a imodéstia, só espero não ser alvo de inveja por uma escrita que me é substancialmente arrancada a "ferros" e tecnicamente trabalhosa, nem tão pouco ainda ser alvo de ressentimentos por uma mesma respectiva escrita que como pior das hipóteses pretendo seja (pró) Vital e Universalmente positiva; ainda que e/ou até porque em qualquer dos casos escrever me seja (pró) vital ou pelo menos subsistentemente satisfatório, salvo que para certas mentalidades mais fatalistas, sombrias, mesquinhas, preconceituosas ou mesmo sumamente negativas, o problema pode estar e está precisamente ai: em que me seja (pró) vital e/ou subsistentemente satisfatório!... Pelo que para além de a todos em geral, mas em especial a estas últimas pessoas em concreto eu desejo uma satisfação (pró) vital ou subsistente equivalente ou até superior à minha. Mas da minha é que eu não abdico, como de resto aqui publicamente constatável! 

(**) Sendo que partilho o presente no Facebook (FB), mas a partir do Blogger e mais em concreto do meu presente Blogue intitulado: Curiosidades (Reveladoras), porque enquanto este último Blogue essencialmente de escrita é correspondente paradigma da minha original adesão às redes sociais virtuais precisamente com base na escrita, em que cuja minha adesão ao Blogger com base na escrita até foi prévia à minha complementar adesão ao FB, enquanto FB onde acabo por partilhar muito do que publico no Blogger; mas partilhando-o eu também a partir do Blogger em directa sequência do já atrás referido texto titulado de LOUCURA INCENDIÁRIA que acabei de escrever e de publicar no Blogger à cerca de dois dias, com subsequente necessidade de o partilhar no FB, ainda que tudo numa fase em que estou mais introversivo e reflexivo, logo interpessoal e socialmente menos activo, sequência de que necessito justificar ou consubstanciar um pouco esta minha, por assim dizer, intermédia ambiguidade entre reservada introversão e reflexão, versos exposição interpessoal e social, inclusive quando escrevo precisa e essencialmente numa sequência introversiva e reflexiva, mas que depois enquanto subsequente partilha do que escrevo me leva a exposição interpessoal e social, como no presente caso; mas faço-o também ainda a partir do Blogger, porque nisto que escrevo modo geral e no presente em concreto há muito de mim, por não dizer mesmo (quase) tudo de mim, logo não me apetecendo desbaratá-lo ou desbaratar-me sem mais, sendo que ao menos no Blogger tenho direitos autorais minimamente protegidos, em termos formalmente expressos, ao invés do que se passa no FB _ isto sem natural prejuízo de todas as virtudes do FB em si mesmo e face ao Blogger e/ou vice-versa! VB

Sem comentários:

Enviar um comentário