terça-feira, dezembro 25, 2018

Liberdade de manifestação...

Com a devida, possível, auto correcção ortográfica e complementação argumentativa própria da minha parte, o que segue é de base o meu espontâneo comentário-resposta no Facebook (FB), face à respectiva e auto proclamada participação dum meu amigo pessoal na manifestação "coletes amarelos" do imediatamente transacto dia 21/12/2018 em diversas cidades do País. Enquanto meu comentário-resposta em causa, que na sua transcrição aqui para o Blogger, passa a ser o texto central e fundamental base desta mesma presente postagem, sem no caso nomear especificamente para aqui o meu amigo em causa, que imagino o próprio não se importaria, mas que não achando eu indispensável tal especifica nomeação, porque desde logo o meu amigo em causa sendo quem me espoletou a mesma presente postagem, no entanto não é em si mesmo o seu alvo, ao menos aquém e além da minha directa correspondência ao próprio no seu respectivo FB, para com o que também lhe deixarei posterior referente nota do presente, a partir do que de resto não acho em absoluto necessário nomeá-lo aqui. Que se assim se quiser, esta é a minha própria forma de manifestação, na circunstancia face ao que está mal no actual regime, sob e sobre muitos aspectos apenas pseudo-democrático, mas também relativamente a tudo o que está errado na história humana, mas também e desde já antecipadamente com relação ao que possa vir a estar mal em qualquer outro futuro regime, designadamente qualquer contra-regime face ao presente, até porque regimes (político-sociais) perfeitos não existem, porque todos têm como base a própria e imperfeita humanidade. Mas passando ao essencial, que para aqui é a transcrição do comentário-resposta ao meu amigo no FB, com a já referida correcção ortográfica e complementação argumentativa da minha própria parte, desde logo e designadamente substituindo o concreto nome do meu amigo, por simplesmente Amigo, é compactadamente assim:
Amigo, desde já te felicito pela coragem de participar numa manifestação, em princípio contra o que está positivamente mal no actual sistema/regime político e mas também social vigente, dito básica e genericamente de democrático. No entanto e isto daria um longo discurso, pois que a mim pessoalmente: por um lado pareceu-me uma manifestação demasiado seguidista do que se passou espontaneamente em França _ estilo ver se a moda pega(!); o que até pelo anterior resultou numa respectiva manifestação sem colectiva espontaneidade interna, portuguesa; ao que há que associar uma significativa anarquia-subjectividade dos princípios, dos meios e dos objectivos fundamentais subjacentes à mesma, neste caso potencialmente aproveitável por possíveis extremismos à esquerda, à direita ou quais queres outros; cujo neste último caso muito, mesmo muito cuidado com os extremismos, sejam eles de que ideologia sejam, porque se um dia um deles se impõe, desde logo governativamente, por sua própria génese extremista, um dos factores que costuma ficar vedado é precisamente o direito à manifestação, contra o próprio respectivo sistema extremista. Enfim e aprofundando um pouco, tudo isto são questões humanas muito mais transversais do que meramente políticas e/ou sociais gerais, designadamente tocando-nos a todos nós que por norma costumamos abster-nos de participar política e socialmente, aquém e além do que unilateral e/ou corporativamente interessa a cada qual. Pelo que ao menos da minha humilde, quase insignificante, parte pessoal costumo participar o mais possível e à minha respectiva maneira, o que de todo em todo não se restringe a fazê-lo aqui às redes sociais virtuais e muito menos de forma anónima, como muita/os outra/os, no caso não me referindo a ti Amigo que como é óbvio, desde logo pela tua explicita e franca manifestação acima _ no FB. Mas que voltando a mim mesmo que te escrevo o presente, por mero exemplo a minha própria participação político-social, aqui no meio virtual, está designadamente uma partilha de minha necessária autoria própria _ https://curiosidadesp.blogspot.com/.../atencao-para-tudo... _ que fiz ontem mesmo no FB, ainda que a partir do blogger, enquanto partilha essa e outras do género que antes, durante ou após expô-las publica, responsável, consequente e identificadamente da minha parte aqui no meio virtual costumo também enviá-las directamente a quem de devido direito e responsabilidade, como designadamente a instituições políticas, de segurança, de defesa, de emergência e socorro, de comunicação social ou outras equivalentes com directo interesse e acima de tudo directamente visadas no por mim reclamado/criticado/manifestado. Sendo que não raro até as partilho mera e objectivamente com quem institucionalmente de devido direito e respectivo interesse, sem qualquer extensão virtual. E, em qualquer dos casos, ao menos até ao momento ainda ninguém me levou preso ou chamou à devida responsabilidade, não sei por não me darem importância alguma ou se por eu ter a devida correspondente razão aplicável, de qualquer modo, também suponho que no mínimo fique registada a minha critica/reclamação/manifestação própria, onde e por quem de respectivo direito. A partir de que tão pouco sei ainda se neste regime dito democrático essa minha participação/reclamação/manifestação tem algum positivo/democrático efeito de facto, ainda que em qualquer regime extremista, qualquer respectiva manifestação/reclamação/manifestação colectiva de rua e/ou então pessoalmente responsável como a minha, se não interessando ao respectivo regime costuma ser alvo de implacável repressão... o que refiro porque qualquer manifestação basicamente anti-regime, tanto pode correr para o melhor: transversal e verdadeira-responsavelmente democrático; quanto para o pior: unilateral e verdadeira-extremistamente opressivo, neste último caso, desde logo face a manifestações anti qualquer respectivo regime extremista; sendo que manifestações fundamentalmente anárquico-subjectivas como a acima citada por ti, meu Amigo, senão na sua ideia base, pelo menos no intermédio aproveitamento extremista que certos grupos... podem fazer e não raro fazem de facto das mesmas, como mínimo costumando levar a vândalos distúrbios, como os ocorridos em França, designadamente com destruição de património público e privado, a mais concreto exemplo de estruturas publicas como calçadas, jardins, etc., e/ou de bens privados como lojas, carros, etc., neste último caso inclusive propriedade do próprio "zé povinho" que reclama; aquém e além de levar ainda a confrontos com as significativamente tolerantes forças de segurança do, ao menos parcial, Estado de Direito Democrático. Por isso e pelo mais que lhe está efectiva ou potencialmente inerente, de entre o regime, em muitos aspectos, pseudo democrático de "M...." que temos, também por responsabilidade de todos e de cada um de nós, que não raro só olhamos para o nosso próprio umbigo, vulgo interesse pessoal/corporativo próprio, quando a sociedade política e civil, enquanto parte integrante da própria Vida é um todo Universal; cujo a partir daqui entra todo um outro derivado discurso contextualmente aplicável e mas também tão multifacetadamente complexo quanto extenso, que é melhor nem sequer começar a desenvolver raciocínio ao respeito. 
Pelo que para de momento não ir muito mais longe, concluo resumidamente dizendo: _ muito, mesmo muito cuidado com o que, como, onde, porque, para que, com que base, meios e/ou fins se reclama/manifesta! 
Ah! E a sintetizar toda a anterior conjuntura discursiva, digo ainda que por minha norma própria, mais que procurar/reivindicar o melhor da vida para mim, costumo procurar/reivindicar melhor de mim para com a vida, mesmo que à partida uma coisa possa e deva levar à outra, no entanto o princípio subjacente é muito importante, pois que começar a procurar o melhor da vida para connosco nos pode levar e não raro leva mesmo a esquecer o melhor de nós para com a vida, já o inverso muito dificilmente sucederá, o que não sei se faz alguma diferença para vós, que no caso concreto leiam o presente até aqui!?.
VB

Sem comentários:

Enviar um comentário